Ex-presidente da federação salvadorenha irradiado pela FIFA - TVI

Ex-presidente da federação salvadorenha irradiado pela FIFA

Sede da FIFA (Foto: EPA/STEFFEN SCHMIDT)

Reynaldo Vasquez foi afastado por corrupção

A FIFA anunciou, esta segunda-feira, que irradiou o ex-presidente da Federação Salvadorenha de Futebol (FSF), Reynaldo Vasquez, por corrupção.

O ex-dirigente, já condenado a oito anos de prisão pelo envolvimento no chamado escândalo «FIFAGate» foi considerado culpado de corrupção, suspenso permanentemente de qualquer atividade relacionada com o futebol e multado em cerca de 47 mil euros.

Dados da investigação revelam um «sistema organizado de corrupção» relacionado também com encontros sobre a égide da FIFA, entre 2009 e 2015, e não apenas em jogos organizados pela Federação Salvadorenha de Futebol.

A suspensão estendeu-se a outros ex-líderes do futebol da América Central e da América Latina, também envolvidos no «FIFAGate», nomeadamente o uruguaio Eugenio Figueredo, ex-vice-presidente da Confederação Sul-Americana de Futebol (CONMEBOL) e membro de várias comissões da FIFA.

Recorde-se que foi em maio de 2015 que teve inicio o «FIFAGate», depois da prisão de sete altos funcionários do futebol mundial em Zurique, à margem do congresso da FIFA. O processo foi aberto também pelo pedido da justiça norte-americana, na sequência de uma investigação a vários milhões de euros em subornos e comissões desde a década de 1990.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE