Covid-19: o plasma deste homem pode salvar vidas - TVI

Covid-19: o plasma deste homem pode salvar vidas

Covid-19: recuperou da infeção e agora pode salvar vidas

Hospital da Califórnia, nos Estados Unidos, está a testar a utilização do componente sanguíneo de pessoas curadas em infetados em estado grave, os primeiros resultados são positivos

Jason Garcia começou a sentir tosse ligeira e congestão nasal no dia 6 de março. Apesar de não ter dado grande valor aos sintomas, mais tarde, numa viagem de negócios, começou a ter, também, dores de cabeça e a sensação de corpo dorido. A dificuldade respiratória não tardou, o que o obrigou a ir ao hospital, onde foi diagnosticado com Covid-19.

O engenheiro aeroespacial de Escondido, na Califórnia, Estados Unidos, recebeu tratamento em casa, onde ficou em isolamento, longe da mulher e da filha. A 18 de março deixou de ter sintomas, e dia 23 foi considerado curado. Feliz, fez questão de contar aos amigos através das redes sociais: "Consegui vencer este vírus mortal. Ganhei à Covid-19".

Ao mesmo tempo, o Hospital St. Joseph, em Orange, na California, fazia um anúncio, também nas redes sociais, a informar que procurava um voluntário recuperado do novo coronavírus, para participar num tratamento experimental, que poderia salvar a vida de outros pacientes. Um amigo de Jason, colocou-o em contacto com a unidade de saúde, que pediu ao engenheiro que doasse plasma para ser transferido para uma pessoa infetada que estava gravemente doente, e que não reagia a outros tratamentos.

A doação aconteceu no dia 1 de abril e, para já, Jason Garcia ajudou outros três pacientes. Aquele que se encontrava em pior estado já apresentou melhorias, confirmou o hospital este domingo à CNN.

Isto pode tornar-se uma oportunidade para salvar a vida a alguém que não consegue lutar contra a doença", desabafou Jason Garcia também à televisão norte-americana.

A transfusão de plasma permitiu aos doentes em causa receber anticorpos que foram retirados da corrente sanguínea do engenheiro aeroespacial, já recuperado, o que pode ajudar aquelas pessoas a combater, com sucesso, a doença. Este teste também já tinha sido feito em Wuhan, na China, precisamente o epicentro da pandemia.

St. Joseph Hospital performed an exciting procedure this week in which a recovered positive COVID-19 patient donated...

Publicado por St. Joseph Hospital of Orange em  Quinta-feira, 2 de abril de 2020
Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE