Barcelona anuncia que já se pode ir passear à praia e areais enchem-se de banhistas - TVI

Barcelona anuncia que já se pode ir passear à praia e areais enchem-se de banhistas

Banhistas na praia de Barcelona

Num dos vídeos que circula nas redes sociais, pode ouvir-se, através de um altifalante, o alerta de que não é permitido estender a toalha ou tomar banho, para indiferença de centenas de pessoas

No dia em que a autarca de Barcelona anunciou a abertura das praias, apenas para passeios, os areais encheram-se de banhistas.

O aviso de Ada Colau, divulgado na sua conta no Twitter, na quarta-feira, com uma imagem de horas específicas para atividades na praia, parece claro. 

A partir de hoje [20 de maio], os habitantes de Barcelona podem, uma vez mais, desfrutar das praias, um dos espaços mais amados da cidade. É possível caminhar na praia com prudência, cumprindo as medidas de segurança, mas ainda não é permitido tomar banhos de sol ou ir à água", escreveu.

A acompanhar o texto, a indicação gráfica dos horários: 6/10:00 para correr e caminhar; 10/12:00 para idosos passearem; 12/19:00 para famílias com crianças; e 20/23 para os atletas federados.

Mas não foi isso que os barceloneses ouviram. Não só foram passear à praia, como ficaram por lá, apanharam sol, tomaram banho e conviveram, proximamente, com desconhecidos.

Num dos vídeos partilhados nas redes sociais, no caso pela associação de polícias da Catalunha, pode ver-se centenas de pessoas no areal e na água, enquanto se ouve uma mensagem difundida por um altifalante, de que não é permitido estender a toalha ou tomar banho. A própria associação questiona Ada Colau, se era aquilo que pretendia.

Num outro vídeo, transmitido na TV3, a televisão da Catalunha, a apresentadora do programa da manhã ficou quase sem palavras para explicar o que estava a acontecer nas praias de Barcelona.

Dois dias antes, um vídeo do mesmo local, mas na zona de jardim e equipamentos em frente às praias, já mostrava dezenas de pessoas juntas a praticar exercício físico. 

Na 

Na conferência de imprensa de balanço diário da Covid-19 em Espanha, o diretor-geral da saúde, Fernando Simón, foi questionado sobre a afluência às praias, numa altura em que o país se encontra em diferentes fases de desconfinamento, assumindo que não gostou do que viu.

São imagens que não gostamos de ver, que mostram que há uma grande parte da população que não está ciente [da doença], mas não podemos tomar uma decisão com base numa imagem que não sabemos se foi pontual ou generalizada. (...) Do ponto de vista técnico, estamos a fazer um esforço muito grande para não nos deixarmos influenciar por fotos, comentários de colegas sobre situações pontuais ou pressões externas que possam haver. Tratamos de ser o mais objetivos possível", afirmou, apenas, Fernando Simón.

A Covid-19 já fez perto de 28.000 mortos e mais de 233.000 infetados em Espanha.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE