Dia das mentiras: se calhar, este ano, é melhor não alinhar na brincadeira - TVI

Dia das mentiras: se calhar, este ano, é melhor não alinhar na brincadeira

Mentir está no ADN do ser humano?

Gigante Google cancelou todas as comemorações deste 1 de abril, Tailândia, Índia e Taiwan ameaçam com prisão, tudo por respeito à luta contra a pandemia causada pelo novo coronavírus

Nos dias que correm nem sempre é fácil distinguir a ficção da realidade. Muitas vezes, aquilo que parece mentira é, de facto, dura verdade. Outras vezes, a realidade, mais valia que fosse produto da imaginação. Tudo, devido ao medo, à incerteza e à desconfiança que se têm instalado entre os homens à medida que a pandemia causada pelo novo coronavírus ceifa vidas a velocidade de cruzeiro. Para piorar o cenário, as fake news parecem ter ganho um espaço extra de vida numa época em que a informação verdadeira e transparente é precisa, mais do que nunca. 

Talvez por tudo isto, este dia das mentiras, onde habitualmente muitos pregam partidas a tantos outros, tenha sido cancelado por uma parte considerável do mundo, não vá uma brincadeira colocar em risco a vida de muitas pessoas ou causar um recuo na caminhada lenta do combate à Covid-19.

O melhor exemplo de que o tempo não está para brincadeiras é a Google. Apesar de, todos os anos, a tecnológica americana pregar partidas aos milhões de utilizadores, desta vez recusou fazê-lo, numa decisão interna comunicada aos colaboradores através de um e-mail a que o 'Business Insider' teve acesso.

por respeito aos que lutam contra a pandemia de Covid-19. O nosso maior objetivo, agora, é sermos úteis às pessoas, portanto guardemos as piadas para o próximo abril, que será, sem dúvida, mais positivo do que este."

Na mensagem eletrónica agora divulgada, a empresa pede a todos os funcionários que não façam qualquer partida relacionada com o dia 1 de abril.

Já parámos os esforços centralizados para o dia das mentiras, mas concebemos que possam existir projetos mais pequenos dentro das equipas. Por favor, eliminem esses esforços e garantam que as vossas equipas colocam em pausa quaisquer piadas que tenham planeado".

Está visto que, nos Estados Unidos, o dia não é para partidas ou piadas, porém, do outro lado do mundo, o cenário é idêntico, mas com consequências mais pesadas para quem não se guiar pelo bom senso neste 1 de abril. Na Tailândia, o governo determinou que quem pregar partidas que envolvam a pandemia pode enfrentar até 5 anos de prisão.

É contra a lei fingir que se está infetado com Covid-19 neste dia das mentiras", anúncio que foi feito pelo próprio Governo no Twitter.

 

Em Taiwan, a sudeste da China, a presidente do governo alertou os seguidores no Facebook que qualquer partilha de informação falsa sobre o vírus pode ser punida com uma multa de vários milhares de euros e uma pena de prisão que pode chegar aos 3 anos.

大家都說4/1是愚人節,我想提前介紹 #愚人節好運貓貓,歡迎一起分享喔!

更重要的是,愚人節這天,忍不住的人可以發揮幽默,但切記...

Publicado por 蔡英文 Tsai Ing-wen em Terça-feira, 31 de março de 2020

Também na Ásia, na Índia, o ministro Anil Deshmukh alertou que as piadas podem ter consequências legais.

Mais perto de Portugal, na Alemanha, está em marcha uma campanha de sensibilização com o hashtag "o coronavírus não é uma piada", de forma a desencorajar qualquer um que pense fazer brincadeiras com a doença neste primeiro dia do mês de abril.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE