A Coreia do Sul detetou 18 novos casos de Covid-19, elevando para 10.840 o número de infeções identificadas desde o início da pandemia no país, disseram este sábado as autoridades.

A maioria dos novos casos está relacionada com bares e discotecas em Itaewon, zona de entretenimento da capital sul-corena, tendo o governo emitido já uma ordem de encerramento, por um mês e em todo o país, para este tipo de estabelecimentos.

Pelo menos 15 casos estão relacionados com um homem de 29 anos que frequentou três discotecas em Itaewon, no sábado, de acordo com o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças.

O indivíduo acusou positivo para o novo coronavírus, deixando as autoridades em alerta sobre um possível foco na área metropolitana de Seul, onde vivem 51 milhões de pessoas.

O primeiro-ministro sul-coreano, Chung Sye-kyun, afirmou já que o governo vai empregar "todos os recursos possíveis" para encontrar e isolar portadores do vírus.

Uma diminuição do número de casos da Covid-19, nas últimas semanas levou as autoridades a decidirem reiniciar faseadamente as aulas, a começar nas escolas do ensino secundário já na quarta-feira.

A Coreia do Sul registou, desde o início da pandemia, 256 mortes.

/ SS