A polícia australiana está “debaixo de fogo”, depois do vídeo de uma detenção ter vindo a público. Nas imagens é possível ver um agente a tentar deter uma mulher, agarrando-a pelo pescoço, por não estar a utilizar máscara de proteção individual, em Melbourne, Austrália.

A jovem é agarrada pelo polícia, enquanto grita “está a sufocar-me”. No vídeo, amplamente partilhado nas redes sociais, é possível ver a mulher a resistir à detenção, chegando mesmo a pontapear na barriga uma agente que se aproximou para auxiliar o colega que levava a cabo a detenção.

Tudo terá começado quando a jovem, de 21 anos, se recusou a mostrar a identificação, depois da polícia a ter abordado por não estar a usar máscara, na passada segunda-feira.

Em declarações ao canal de televisão australiano 7 News, o namorado da mulher admite que a jovem terá reagido mal ao ter sido abordada pela polícia e terá apontado o dedo do meio ao agente. No entanto, afirma que a resposta foi excessiva.

A forma intimidante como eles nos abordaram foi suficiente”, afirmou. “Eles servem para nos fazer sentir protegidos, certo? Eu não me sinto protegido.”

A cidade de Melbourne, a segunda mais populosa do país, enfrenta tempos difíceis, no que à Covid-19 diz respeito. As seis semanas de quarentena obrigatória estão em vigor em todo estado de Vitória e, apesar do maior número de mortes, os novos casos estão a diminuir.

A Austrália contabiliza já 22.127 casos confirmados e 352 mortes.