Uma doença grave do tipo Kawasaki, que tem afetado algumas crianças durante a pandemia do novo coronavírus, está agora a ser relatada em jovens adultos.

De acordo com o Washington Post, médicos dos Estados Unidos dizem que vários doentes, na casa dos 20 anos, estão hospitalizados com uma condição inflamatória potencialmente fatal.

De acordo com o mesmo jornal, um jovem de 20 anos está a ser tratado em San Diego, na Califórnia, enquanto vários outros estão em Nova Iorque.

Os médicos dizem-se preocupados porque, em adolescentes e jovens adultos, esta síndrome misteriosa leva a uma resposta mais “esmagadora”, que afeta o coração e outros órgãos.

Jennifer Lighter, especialista em doenças infeciosas pediátricas no hospital Langone da Universidade de Nova Iorque, refere que, enquanto as crianças mais novas tendem a sofrer sintomas que se assemelham à doença de Kawasaki, os doentes mais velhos “apresentaram um quadro mais severo”.

Enquanto alguns jovens testaram positivo para o vírus semelhante ao da gripe, outros apresentaram resultados negativos. Alguns médicos acreditam agora que o novo coronavírus pode desencadear sintomas semelhantes aos da doença de Kawasaki.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) disse que a condição, que afeta crianças e adolescentes que sofrem de febre por mais de três dias, se tornou mais comum durante a pandemia global.

Os casos levantam agora mais preocupações acerca do risco da Covid-19 nos jovens, que pode ser maior do que o inicialmente previsto.

“Até agora sabemos muito pouco acerca desta síndrome inflamatória”, afirmou a epidemiologista da OMS, Maria Van Kerkhove.

Lara Ferin