O Governo belga vai formalizar esta quarta-feira uma lista de país para os quais os belgas estão proibidos de viajar devido à pandemia de Covid-19, prevendo igualmente uma categoria de países para onde os residentes na Bélgica são "fortemente desaconselhados" a deslocarem-se. Nesta última categoria, que deverá ser descrita como "zona laranja" da Europa, inclui-se Portugal.

Segundo a imprensa belga, para as "zonas vermelhas" o país imporá mesmo uma proibição total de viajar. Nesta categoria, estão incluídas Finlândia, ‏Irlanda, Malta e Noruega. 

Já para os países na "zona laranja", entre os quais se inclui Portugal, a Bélgica "desaconselha fortemente" as viagens e quem chegar ao país vindo destes destinos deverá ter que se submeter a um teste para despistar a Covid-19 e também quarentena ou outra medida a adotar ainda pelo Governo. Além de Portugal, em zona laranja estão ainda Chipre, Dinamarca, Grécia, Reino Unido, Islândia e Espanha. 

Nas "zonas verdes", que não representam qualquer perigo em contexto de pandemia, contam-se a Alemanha, Áustria, França, Hungria, Itália, Luxemburgo, Letónia, Croácia, Países Baixos, Polónia, Roménia, Eslováquia, Suécia, Suíça, Liechtenstein, Lituânia, Estónia, Bulgária, Eslovénia e República Checa.

A Bélgica regista 62.123 casos confirmados de Covid-19, contabilizando, desde o início da pandemia 9.776 mortes, segundo dados divulgados esta quarta-feira.

Bárbara Cruz