México: torturas a polícias novatos (vídeo) - TVI

México: torturas a polícias novatos (vídeo)

Polícias torturados no México

Polícia reconhece torturas, mas sustenta que é necessário para combater o crime

Relacionados
Entrar no copo de elite da Polícia da cidade mexicana de León, no estado de Guanajuato, pode custar muito caro: a imprensa revelou, esta quarta-feira, um vídeo inquietante em que, durante um curso em 2007, os novos agentes são levados aos limites pelos superiores. Os recrutas são obrigados, por exemplo, a arrastarem-se no próprio vómito. As «actividades» fazem parte do treino para combater o crime organizado, revela o jornal 20 minutos.

No vídeo é possível ver os oficiais a obrigar um polícia a enfiar a cabeça num buraco cheio de ratazanas e excrementos. Jorge Avendaño Sánchez, porta-voz do Agrupamento de León, reconhece que o curso foi ministrado, no entanto, sustenta que não houve abusos contra os agentes, apenas exercícios para os ensinar a «resistir a torturas».

Já o director geral da Polícia Municipal de Léon, Carlos Tornero Salinas, afirmou que é imprescindível que os agentes enfrentem condições de «alto stress», como as que são vistas no vídeo, de modo a entenderem o sofrimento das vítimas de sequestro e outro tipo de crimes efectuados na zona.



O México sofre uma escalada de violência desde há três anos com um saldo de cinco mil mortos atribuídos ao crime organizado, dos quais 1900 morreram já este ano.
Continue a ler esta notícia

Relacionados