Nigéria: encontrados mais 150 mortos vítimas de violência religiosa - TVI

Nigéria: encontrados mais 150 mortos vítimas de violência religiosa

Violência na Nigéria (EPA)

Teme-se que haja ainda mais vítimas em outras zonas

Relacionados
Foram encontrados mais corpos de vítimas que perderam a vida em incidentes violentos motivados por diferenças religiosas na Nigéria. De acordo com a BBC, 150 cadáveres foram atirados de poços e fossas na aldeia de Kuru Karama, situada a 30 quilómetros de Jos.

De acordo com os correspondentes da cadeia de media britânica, várias pessoas tiveram de se esconder durante várias horas para escapar à violência, que estalou no domingo passado e que fez centenas de mortos. Não há números exactos. Mas pensa-se que poderão ter perdido a vida mais de três centenas de pessoas nos confrontos entre muçulmanos e cristãos.

A correspondente da BBC Caroline Duffield, que se encontra em Jos, disse que muitos dos corpos encontrados em Kuru Karama tinham sinais de queimaduras extensas, de cortes e de ferimentos de bala.

A jornalista salienta ainda que haverá mais corpos espalhados numa floresta perto da aldeia, mas que a região ainda não é segura para a entrada dos trabalhadores voluntários.

«Até agora retiramos 150 corpos de poços. Mas outras 60 pessoas estão desaparecidas», disse à AFP Umar Baza, chefe de Kuru Karama.

A organização Human Rights Watch disse que os homens armados atacaram a aldeia, cuja população é maioritariamente muçulmana, a 19 de Janeiro.

«Depois de terem cercado a localidade, eles perseguiram e atacaram os habitantes muçulmanos, alguns dos quais procuraram refúgio em casas e numa mesquita local», refere um comunicado desta organização não-governamental, acrescentando: «Mataram muitos que tentavam fugir e queimaram outros vivos».
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE