Reino Unido: ciganos reagem com chamas a despejo - TVI

Reino Unido: ciganos reagem com chamas a despejo

Luta judicial dura há uma década: polícia entrou esta manhã no acampamento ilegal

Relacionados
O despejo de um acampamento ilegal no Reino Unido degenerou numa autêntica batalha campal entre moradores irlandeses e a polícia. O local, Dale Farm, o maior parque ilegal do género em Inglaterra, fica a 40 Km de Londres e há uma década que lutava na justiça pela permanência no local.

Esta terça-feira um forte contingente policial acompanhado de retroescavadoras, oficiais de Justiça e jornalistas irromperam no acampamento com o intuito de cumprir o despejo. Os moradores, vários com rostos cobertos, reagiram com barricadas e chamas, fazendo com que algumas caravanas fossem incendiadas.

A polícia esclareceu que tentou negociar com os moradores, mas a violência acabou por vencer o diálogo, tendo a polícia prendido uma pessoa e controlado dois activistas com uma pistola Taser.

Os moradores, por seu lado, queixam-se de que o corte de energia eléctrica no local levou a que os aparelhos médicos de vários idosos ficassem inoperacionais. «A memória de Dale Farm pesará durante gerações no país. Tiram-nos as únicas casas que temos», disse Kathleen McCarthy, uma residente.

Quase 200 pessoas, pertencentes a uma das comunidades ciganas da Irlanda, vivem neste terreno de 2,4 hectares perto de Basildon, a leste de Londres.

Os moradores alegam que são proprietários do terreno, mas o município alega que as caravanas foram instaladas numa zona verde que não pode receber construções.

A autarquia ofereceu aos moradores residências sociais, mas a maioria rejeitou. Os residentes afirmam que desejam viver de acordo com seu tradicional modo de vida comunitário, ou seja, em caravanas.
Continue a ler esta notícia

Relacionados