México: encontrados corpos de nove pessoas decapitadas - TVI

México: encontrados corpos de nove pessoas decapitadas

Pilha de corpos decapitados encontrada no México

Sete das vítimas eram militares e o oitavo era um advogado

Relacionados
Os corpos de nove pessoas decapitadas, sete das quais militares mexicanos, foram encontrados no domingo em vários locais de Chilpancingo, no Sudoeste do México, disseram responsáveis locais.

A polícia local havia anunciado que nove cabeças tinham sido encontradas entre as 03:00 e a s 04:00 (09:00 e 10:00 de domingo em Lisboa) em sacos de plástico e que os respectivos corpos foram localizados cerca de três horas mais tarde em diversos locais da cidade. Todas as vítimas eram do sexo masculino.

Um responsável do serviço de medicina legal de Chilpacingo precisou que «sete dos novos corpos decapitados foram identificados como de militares pelos seus próprios camaradas, o oitavo é o de um advogado e o nono não foi ainda identificado».

Chilpacingo é a capital do estado de Guerrero, no Sudoeste do México, onde se encontra a famosa estação balnear de Acapulco.

Segundo outro responsável local, que pediu o anonimato, as cabeças foram encontradas junto a um centro comercial, com uma mensagem aparentemente mencionando o narcotráfico.

«Por cada um dos nossos que eles matarem, mataremos dez dos deles», indicava a mensagem, com referências desprimorosas para as vítimas.

Guerrero é um dos estados mexicanos onde grupos de narcotraficantes rivais se envolveram numa luta sangrenta pelo poder.

Nos últimos dois anos, por três vezes foram encontradas vítimas decapitadas. Dois dos mortos eram polícias.

A decapitação é uma «mensagem» comummente utilizada entre bandos rivais na guerra dos cartéis de droga que já fez mais de 5.300 mortos no país desde o início de 2008.
Continue a ler esta notícia

Relacionados