Já foi inaugurada a piscina mais profunda do mundo e fica na Polónia - TVI

Já foi inaugurada a piscina mais profunda do mundo e fica na Polónia

Deepspot, como foi chamada, tem uma profundidade de cerca de 45 metros, 8.000 metros cúbicos de água - 20 vezes mais do que a quantidade das piscinas mais comuns de 25 metros. Demorou cerca de dois anos até estar finalizado e custou mais de 8 milhões de euros

Já foi inaugurada a piscina mais profunda do mundo. Deepspot, como foi chamada, tem uma profundidade de cerca de 45 metros, 8.000 metros cúbicos de água - 20 vezes mais do que a quantidade das piscinas mais comuns de 25 metros - e fica na cidade de Mszczonów, na Polónia. 

Trata-se de um projeto multimilionário criado com o propósito de os mergulhadores de todos os níveis poderem treinar. Demorou cerca de dois anos até estar finalizado e custou mais de 8 milhões de euros.

Como é visível em algumas das imagens da galeria associada, a piscina tem uma espécie de buraco/túnel e é através dele que se desce até ao ponto mais fundo. 

Durante esse percurso, foram criados vários cenários como naufrágios, cavernas subaquáticas e ruinas para que os mergulhadores possam explorar. 

Não há peixes magníficos ou recifes de coral, portanto, isto não substitui o mar. Mas é, seguramente, um bom sítio para aprender e treinar para fazer mergulho em segurança em água abertas", disse à AFP Przemyslaw Kacprzak, um dos intrutores de mergulho.

 

Embora o principal público alvo sejam os mergulhadores, o diretor Michal Braszczynski disse que o centro pode ser utilizado para treinar bombeiros e forças armadas.

Existe ainda um túnel subaquático para os espectadores, assim como quartos "com vista", numa profundidade de cinco metros. Mas estes só vão estar disponíveis a partir do dia 14 de dezembro. 

Apesar das medidas da covid-19, a Deepspot pode abrir portas uma vez que se trata de um centro de treinos e não de uma piscina comum de diversão. 

Continue a ler esta notícia