Relatório dos EUA enfurece China - TVI

Relatório dos EUA enfurece China

Congresso do povo chinês

Pequim recusa ser um elemento de desestabilização na região

Relacionados
Um relatório do Departamento de Defesa dos EUA enfureceu as autoridades chinesas. O documento realça em tom crítico o aumento da capacidade militar da potência asiática e a falta de transparência chinesa nesta matéria, apontando que este factor poderá aumentar a «incerteza» na região.

Pequim não gostou e acusou Washington de «manter a falácia de que a China representa uma ameaça militar». Um porta-voz chinês do ministério dos Negócios Estrangeiros disse ter apresentado formalmente um protesto ao governo dos EUA, pedindo para o «fim do pensamento de Guerra Fria». O mesmo responsável lamentou que o relatório norte-americano represente uma «interferência» nos assuntos do seu país.

A China anunciou no início deste mês que iria aumentar 14,9 por cento o orçamento da Defesa de 2009, relativamente ao do último ano, com o objectivo de modernizar o seu exército.

Um outro relatório dos EUA, sobre direitos humanos, já havia revelado fricções entre os EUA e a China, tal como um incidente no Mar do Sul da China, em que um navio norte-americano foi assediado por barcos chineses.
Continue a ler esta notícia

Relacionados