Quedas, históricos e milagres: quem já desceu e as contas nas grandes Ligas - TVI

Quedas, históricos e milagres: quem já desceu e as contas nas grandes Ligas

Everton-WBA (Rondón e McCarthy)

West Bromwich é a segunda equipa despromovida em Inglaterra, com o Swansea de Carvalhal preso por um fio. Se a Liga portuguesa chega à última jornada ainda com tudo por decidir em relação à descida, o que é raro, nas grandes Ligas já houve várias sentenças, com nomes de peso ao barulho. E outros ainda em risco.

A outra grande batalha de um campeonato, a luta pela permanência, fez mais uma baixa nesta terça-feira em Inglaterra e deixou um treinador português à espera de um milagre. Caiu para o Championship o West Bromwich, ao fim de oito épocas seguidas na Premier League, e está por um fio o Swansea de Carlos Carvalhal. Se a Liga portuguesa chega à última jornada ainda com tudo por decidir em relação à descida, o que é raro, nas grandes Ligas já houve várias sentenças, com nomes de peso ao barulho. E outros ainda em risco.

Em Inglaterra só falta mesmo decidir o último lugar de descida, agora que a vitória do Southampton sobre o Swansea sentenciou o destino do West Bromwich. Um clube que, muito longe de ser um dos indiscutíveis da Premiership, tem tido presença mais ou menos regular e uma longa história, que inclui um título de campeão inglês há quase um século, 1919/20. O Stoke City já tinha visto a despromoção selada no fim de semana. E ao Swansea resta esperar por uma conjugação perfeita dos astros, que pode tornar-se virtualmente impossível se já nesta quarta-feira o Huddersfield pontuar frente ao Chelsea. Se o Swansea, onde está também Renato Sanches, acabar mesmo por cair será o segundo treinador português despromovido em épocas consecutivas na Premier League, depois de Marco Silva com o Hull City na temporada passada.

Hamburgo, a equipa que nunca desceu

Na Alemanha há vários históricos em apuros. Um deles já caiu. O Colónia, que foi o primeiro campeão da era Bundesliga, em 1963/64, e venceu um segundo título em 1977/78, volta a cair ao segundo escalão, ao fim de quatro anos.

E podem juntar-se-lhe nomes de peso. Antes de mais o Hamburgo, uma das equipas que jogou até hoje todas as temporadas de Bundesliga. Tem três títulos da competição atual, seis ao todo no futebol alemão, nunca foi despromovido. E agora é penúltimo a duas jornadas do fim, a dois pontos do Wolfsburgo. O campeão de 2008/09 já se safou por pouco na época passada, quando foi ao play-off da permanência. E essa é exatamente a posição que volta a ocupar agora, antes de uma última jornada em que vai receber o Colónia. O Hamburgo joga em casa, também, mas com o Borussia Moenchengladbach.

Em Espanha já está tudo decidido, na época que sentenciou a descida de Las Palmas, Málaga e Deportivo da Corunha. Os galegos foram o último clube a cair, a terceira descida de divisão na última década para um clube que há não muito tempo andou lá por cima e culminou o seu período de ouro com o campeonato espanhol de 1999/00.

O Málaga também era uma das equipas com presença relativamente estável na Liga, fez dez épocas seguidas no principal escalão até à queda deste ano.

Sintomático de resto o caso italiano, onde podem descer todas as equipas que subiram esta época. O Benevento, estreante na Serie A, foi o primeiro a ver confirmada a descida, numa época que deixou claro que não estava preparado para nadar entre os tubarões: tem 18 pontos em 36 jornadas. No último fim de semana foi o Hellas Verona a ver sentenciada a descida. Uma equipa com outra história e até um Scudetto no palmarés – foi campeão em 1984/85 – mas também recém-promovida.

A duas jornadas do fim, o terceiro bilhete para fora da Serie A ainda está completamente em aberto. O Cagliari, com 33 pontos, é a primeira equipa abaixo da linha de água, mas há mais quatro equipas ainda em risco: Chievo, Crotone e Udinese, ambos com 34 pontos, e ainda a SPAL, com 35. Caso acabe por cair a SPAL, significa que descem todas as equipas promovidas esta temporada.

Em França já está despromovido o Metz e há ainda muita gente na fuga aos dois lugares que restam a duas jornadas do fim. Entre eles históricos como o Lille, cinco vezes campeão francês, por agora um ponto acima da linha de água. A equipa em pior situação é o Troyes, com 32 pontos, seguido do Toulouse, com 34. Estrasburgo e Lille têm 35 e na luta está ainda o Caen, com 37.

Continue a ler esta notícia