Pelo menos doze pessoas morreram e outras dez ficaram feridas num deslizamento de terra causado por fortes chuvas no departamento colombiano de Nariño, na fronteira com o Equador.

Um porta-voz da Direção Administrativa de Gestão de Riscos de Catástrofes (DAGRD) do Governador de Nariño, disse que até agora foram resgatados 12 corpos no município de Mallama, onde ocorreu a tragédia.

Acrescentou que a emergência foi notificada nas primeiras horas da manhã de terça-feira às agências de ajuda humanitária que se deslocaram imediatamente para o local e resgataram 12 corpos.

Dos feridos, oito já foram dispensados e os dois restantes foram enviados para centros médicos em Pasto, a capital do departamento.

O deslizamento de terras destruiu duas casas e também afetou um estabelecimento comercial.

Quatro famílias de três casas que também foram afetadas foram retiradas para abrigos providenciados pelo Gabinete do Governador de Nariño.

Os esforços de busca e salvamento prosseguem e os sobrevoos por aeronaves estão a ser efetuados, enquanto geólogos e engenheiros continuam a avaliar os danos causados a outras casas.

/ JGR