Impeachment: comissão parlamentar da Justiça convida Donald Trump para audição - TVI

Impeachment: comissão parlamentar da Justiça convida Donald Trump para audição

  • BC
  • 26 nov 2019, 22:40
Donald Trump

Audição de 4 de dezembro marca nova fase do inquérito com vista à destituição de Trump

A comissão judicial da Câmara dos Representantes convidou hoje Donald Trump ou os seus advogados a “participar” na audição de 04 de dezembro, que marca uma nova fase do inquérito com vista à destituição do Presidente norte-americano.

Espero que o senhor ou os seus advogados aceitem participar nesta audição”, escreveu-lhe o congressista democrata Jerry Nadler, que preside a esta comissão encarregada de redigir o líbero acusatório de Trump.

A audição incide sobre a questão da eventual ocorrência de “alta traição e delitos graves”, considerados na Constituição.

A sessão, anunciada hoje, vai contar com a presença de peritos que vão analisar a base constitucional para a eventual destituição do Presidente.

O presidente da comissão adiantou que vai “explorar o quadro existente para responder a alegações sérias de uma conduta [do Presidente] que possa conduzir à destituição”.

A audição na comissão judicial vai ocorrer em simultâneo com a apresentação, pela comissão das Informações, do seu relatório com as provas das relações de Trump com a Ucrânia.

Esta comissão da Câmara dos Representantes realizou ao longo de duas semanas audições centradas nos pedidos de Trump ao seu homólogo ucraniano para que mandasse investigar o antigo vice-presidente Joe Biden e o seu filho, enquanto fazia depender a prestação de ajuda militar a este país da realização desta investigação.

Trump e os seus advogados foram convidados e participar na audição e a fazer um pedido para questionar as testemunhas.

A comissão divulgou uma carta de Nadler a Trump, em que aquele dizia que esperava que este participasse, “de uma forma consistente com o decoro e a natureza solene do trabalho que se está a fazer”.

A comissão deu o prazo de até 01 de dezembro para Trump responder.

O multimilionário septuagenário (73 anos) está sob investigação do Congresso num inquérito para a sua destituição (‘impeachment’), acusado de abuso de poder no exercício do cargo.

Trump é suspeito de ter pressionado o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, a investigar uma empresa ucraniana da qual foi administrador o filho do ex-vice-presidente Joe Biden, seu eventual rival político nas eleições de 2020, em troca de uma ajuda militar dos EUA.

O 45.º Presidente norte-americano, em funções desde 20 de janeiro de 2017, qualificou a investigação como uma “caça às bruxas”.

As audições públicas do inquérito começaram em 13 de novembro.

Se as conclusões do inquérito forem aprovadas por maioria simples na Câmara dos Representantes, o processo segue para o Senado, sendo então necessária uma maioria de dois terços para a destituição do Presidente.

Continue a ler esta notícia