Carne de cavalo: três homens presos no Reino Unido - TVI

Carne de cavalo: três homens presos no Reino Unido

Este talho em Paris só vende carne de cavalo (Reuters)

Contaminação com carne de cavalo em produtos embalados como sendo de origem bovina poderá ser «impressionante» e em «grande escala»

A polícia britânica anunciou hoje que três homens foram presos por suspeita de fraude no âmbito do escândalo da carne de cavalo encontrada em produtos cuja composição apenas indicava vaca.

Dois dos homens foram presos em Aberystwyth, na costa oeste do País de Gales, e um outro foi detido em West Yorkshire, no norte da Inglaterra, onde a polícia invadiu um matadouro na terça-feira.

«A polícia pode confirmar que as três pessoas foram presas por suspeita de crimes no âmbito da Lei de Fraude e estão detidos no posto da Polícia Aberystwyth», refere um comunicado citado pela AFP.

Também foi hoje divulgado um relatório da comissão de Alimentação e Agricultura do Parlamento britânico, que alerta para o facto de a contaminação com carne de cavalo em produtos embalados como sendo de origem bovina poderá ser «impressionante» e em «grande escala».

Os consumidores britânicos foram «cinicamente e sistematicamente enganados pela indústria de alimentos para aumentar os seus lucros», refere o documento da comissão, citado pela EFE.

A deputada Kerry McCarthy manifestou a sua preocupação pelo facto de as descobertas de contaminação poderem ser apenas «a ponta do iceberg» de uma prática comum na indústria.

Várias carcaças de cavalo provenientes de matadouros do Reino Unido com restos de fenilbutazona, um analgésico proibido na alimentação, foram enviados para França, anunciaram hoje as autoridades britânicas.

A Agência de Segurança Alimentar britânica (Food Standards Agency, FSA) lançou uma investigação a todos os matadouros que produzem carne de cavalo no Reino Unido depois de as autoridades irlandesas terem descoberto em meados de janeiro hambúrgueres vendidos em supermercados no Reino Unido e na Irlanda com carne de cavalo.

O escândalo assumiu uma dimensão europeia com a posterior descoberta no Reino Unidos de lasanhas da marca Findus, etiquetadas como lasanhas com carne de bovino, com carne de cavalo.

A FSA anunciou na terça-feira que tinha feito em conjunto com a polícia britânica buscas num matadouro inglês e numa fábrica do País de Gales suspeitas de terem fornecido a carne de cavalo em lugar da carne de bovino.
Continue a ler esta notícia