Quatro detidos em Barcelona ligados aos atentados de Bruxelas - TVI

Quatro detidos em Barcelona ligados aos atentados de Bruxelas

Várias detidos em operação antiterrorista em Barcelona

Operação antiterrorista em curso resultou até agora num total de oito detenções, anuncia a polícia catalã. Detidos residem na Catalunha, são de origem marroquina e com idades entre 31 e 39 anos, alguns deles com inúmeros precedentes criminais

Pelo menos oito pessoas foram detidas esta terça-feira de manhã em Barcelona, Espanha, por suspeita de ligações a organizações terroristas, no âmbito de uma operação policial conjunta, anunciou a polícia regional catalã. Quatro desses detidos são acusados de ter ligações aos ataques ao metro e ao aeroporto de Bruxelas, na Bélgica, a 22 de março de 2016, que provocaram 35 mortos e mais de 340 feridos, noticiam a agência Efe e o jornal El País.

Além dos Mossos d’Esquadra (polícia regional da Catalunha), participam na operação a Polícia Nacional espanhola e a Polícia Federal belga. Na operação que está a ter lugar na área metropolitana de Barcelona, capital da comunidade autónoma da Catalunha, a polícia regional já realizou 12 buscas, em várias regiões da província de Barcelona, com oito detenções ligadas a um "grupo organizado ligado ao terrorismo jihadista e ao crime organizado".

Em declarações à TV3, o chefe dos Mossos d’Esquadra, Josep Lluís Trapero, revela que os detidos residem todos na Catalunha, são de origem marroquina e com idades entre 31 e 39 anos, alguns deles com inúmeros precedentes em crimes de delito comum, tais como o tráfico de drogas.

A operação é dirigida por um juiz da Audiência Nacional, um tribunal espanhol com sede em Madrid e jurisdição em todo o território espanhol.

 

 

 

 

Continue a ler esta notícia