Peru: Fujimori condenado a 25 anos de prisão - TVI

Peru: Fujimori condenado a 25 anos de prisão

Justiça

Antigo Presidente considerado culpado de 25 homicídios e dois sequestros

Relacionados
(ACTUALIZADA ÀS 20:20)

O ex-presidente do Peru Alberto Fujimori, de 70 anos, foi esta terça-feira considerado culpado pelas mortes de 25 pessoas e por sequestros durante o seu governo, entre 1990 e 2000, refere a Associated Press. A pena é de 25 anos de prisão.

Fujimori foi considerado o autor moral dos crimes de Barrios Altos, em 1991, que provocaram 15 mortos, entre eles uma criança de oito anos, adianta a «BBC».

O comando militar que operou no Peru durante a sua presidência, Grupo Colina, praticou os crimes como parte de uma operação contra supostos extremistas.

O ex-Presidente foi igualmente considerado culpado pelos assassinatos ocorridos em La Cantuta, região serrana próxima de Lima. Em 1992, nove estudantes e um professor da Universidade Nacional Enrique Guzmán y Valle foram sequestrados e mortos.

Fujimori foi ainda responsabilizado pelos sequestros do jornalista Gustavo Gorriti e do empresário Samuel Dyer, mantidos reféns na cave do Serviço de Inteligência do Exército.

Durante o julgamento, que começou a 10 de Dezembro de 2007, foram realizadas 160 audiências e ouvidos os depoimentos de 90 testemunhas.

O ex-presidente negou sempre as acusações e chegou a afirmar que «quem livrou o Peru do terrorismo e da instabilidade está no banco dos réus».

O advogado do antigo chefe de Estado afirmou antes de ser conhecida a decisão do tribunal peruano que o arguido reclamaria a sua inocência nas instâncias internacionais.

César Nakazaki afirmara, anteriormente, que em caso de condenação, a defesa apresentaria um «recurso de anulação» no Peru, antes de recorrer à Corte Interamericana de Direitos Humanos, com sede na Costa Rica.

Apesar da condenação, Fujimori ainda tem milhares de apoiantes no Peru. Keiko Fujimori, sua filha, será candidata nas eleições presidenciais de 2011 e leva vantagem nas sondagens.
Continue a ler esta notícia

Relacionados