Hotel cancela reserva para Natal de sem-abrigo - TVI

Hotel cancela reserva para Natal de sem-abrigo

  • SS
  • 17 dez 2018, 19:36
Royal Hotel Hull

Unidade hoteleira está a ser acusada de discriminação. Caso aconteceu em Hull, no norte de Inglaterra

Um hotel está a ser acusado de discriminação depois de ter cancelado uma reserva que iria permitir a dezenas de sem-abrigo passar o Natal nas suas instalações.

O caso, que está a gerar muita indignação, aconteceu em Hull, no norte de Inglaterra, e o hotel em causa é o Royal Hotel.

Uma iniciativa de crowdfunding criada por Carl Simpson, fundador do projeto de solidariedade Raise the Roof Hull Project, conseguiu angariar mais de 1.000 libras (mais de 1.100 euros) para que 28 sem-abrigo pudessem passar o Natal no conforto de um hotel.

O hotel escolhido foi então o Royal Hotel. Foram reservados 14 quartos duplos para as noites de 24 e 25 de dezembro.

Mas Simpson revelou que o hotel cancelou a reserva durante o fim de semana, sem dar qualquer justificação. Numa mensagem partilhada no Facebook da organização, o responsável mostrou-se zangado e frustrado com o sucedido.

Perguntei qual era a razão para o cancelamento e disseram-me que não havia nenhuma. Agora, a nossa campanha de Natal está em sério risco. Tão perto do Natal precisamos que aconteça um milagre.”

O diretor da organização, Hayley Harrington, contou à CNN que o hotel sabia perfeitamente que a reserva era para acolher um grupo de sem-abrigo.

Disseram-nos que era uma iniciativa fantástica, mas no sábado recebemos uma chamada do hotel a dizerem que a reserva tinha sido cancelada. Não nos deram qualquer razão.”

Harrington não tem dúvidas de que este é um caso de discriminação.

“Verificámos no site a disponibilidade do hotel e ainda há quartos disponíveis. Isto é apenas discriminação”, frisou o responsável.

Contactado pela CNN esta segunda-feira, o hotel mostrou-se indisponível para comentar. A página de Facebook desta unidade hoteleira também desapareceu. 

No ano passado, o projeto Raise the Roof celebrou o Natal com uma iniciativa semelhante, no Hotel Ibis de Hull. 

Foi fantástico e toda a gente gostou muito, mas este ano o hotel não tinha quartos disponíveis para toda a gente", recorda Harrington. 

Entretanto, a história causou indignação nas redes sociais e levou muitas pessoas a dar novos donativos para a iniciativa de crowdfunding original que conta com mais de 8.000 libras (quase 9.000 euros).

O grupo já encontrou um novo hotel para passar a época festiva: o Doubletree Hilton. 

 

Continue a ler esta notícia