França: noite violenta após morte de jovem em perseguição - TVI

França: noite violenta após morte de jovem em perseguição

Internacional

Foram queimados vários veículos, entre eles um autocarro

Relacionados
A violência estalou nos arredores da cidade de Metz na noite passada. Em Woippy, um dia depois de uma perseguição policial a três jovens, que seguiam num motociclo, ter terminado com a morte de um deles e ferimentos graves em outros dois, foram incendiados vários veículos, entre eles um autocarro.

Segundo a edição electrónica do jornal «Le Monde», tudo começou com uma manifestação silenciosa em memória Malek Saouchi, de 19 anos, que perdeu a vida na perseguição. Mas a revolta instalou-se entre dezenas de jovens, que lançaram diversos objectos às forças de segurança presentes.

Contudo, o saldo dos estragos foi mais extenso. Foram incendiados pelos menos seis carros, um autocarro e caixotes do lixo. A noite ficou marcada ainda pela destruição de cabines telefónicas e por danos numa escola.

A polícia garante que a perseguição foi efectuada depois dos agentes da polícia municipal terem avistado três indivíduos a circular em cima de uma scooter, que teria sido roubada, a alta velocidade, sem capacete e com as luzes apagadas.

Os jovens acabaram por despistar-se. Um morreu e outros dois, com 19 e 20 anos, ficaram feridos em estado grave.

A versão das autoridades, que dizem ter acompanhado os indivíduos à distância com as luzes de emergência ligadas, é contestada pela população. Os familiares e amigos dos jovens acusam a polícia de ter provocado deliberadamente o acidente. «A polícia municipal de Woippy comporta-se como os cowboys. Eles provocam-nos e incomodam-nos permanentemente», disse um dos habitantes locais, de 22 anos, ao «Le Monde».
Continue a ler esta notícia

Relacionados