Mulher tem transtorno que a faz dormir 22 horas por dia - TVI

Mulher tem transtorno que a faz dormir 22 horas por dia

  • JFP
  • 27 mar 2019, 16:08
Cama

Na vida social e pessoal sempre encontrou entraves por estar “constantemente cansada”

Uma jovem britânica sofre de uma doença que se traduz em episódios de sonolência severos. Rhoda Rodriguez-Diaz chega a dormir cerca de 22 horas por dia e, no pouco tempo que passa acordada, continua a sentir-se cansada.

A estudante de psicologia, que cresceu em Leicester, na Inglaterra, sofre de um transtorno neurológico que, quando tem sintomas, condiciona toda a sua vida. Nos períodos em que sente os episódios de sono fora do normal, pode chegar a dormir três semanas seguidas, escreve o Daily Mail.

Com 21 anos, Rhoda sabe que sofre de narcolepsia desde pequena, sobretudo porque esta condição tem vindo a afetar-lhe a rotina e as atividades que tenta cumprir. Em dias de escola, esta estudante de psicologia deixava-se dormir, quer nas aulas, quer em casa, faltando por isso a exames.

Por causa da doença, a jovem chegou mesmo a ser expulsa da faculdade por excesso de faltas. Foi reintegrada depois de apresentar justificação relativamente à doença.

Também na vida social e pessoal sempre encontrou entraves por estar “constantemente cansada”, afastando por isso a possibilidade de estar com amigos ou de praticar quaisquer modalidades desportivas.

Clinicamente, só em setembro passado lhe foi diagnosticada a síndrome de Kleine-Levin, também conhecida como a da “Bela Adormecida”.

É muito chato quando me chama preguiçosa. Luto para lidar com os efeitos disto”, assegurou a jovem, que esclareceu que pode passar vários meses sem sintomas da doença, conseguido nesses períodos manter uma rotina mais regular.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos

EM DESTAQUE