A polícia de Nova Iorque deteve este sábado um homem que tentou sequestrar um rapaz de cinco anos em plena luz do dia no bairro de Queens, Nova Iorque.

O caso ficou famoso pela ação da mãe da criança. Com uma visível coragem, Dolores Díaz López fez de tudo para impedir que o homem levasse o seu filho, tendo conseguido evitar o pior. Nas redes sociais as imagens tornaram-se virais.

O suspeito foi identifcado pelas autoridades como James McGonagle, de 24 anos, que já foi acusado de tentativa de sequestro, entre outros crimes.

A detenção teve por base as imagens que circulam nas redes sociais, onde se pode ver Dolores Díaz López com os seus três filhos, por volta das 20:00 locais (00:00 em Portugal Continental).

De repente, um homem sai de um carro e apressa-se a levar uma das crianças, colocando-a na parte de trás do carro onde seguia.

A mãe e os dois irmãos do menino de cinco anos conseguiram agarrá-lo pela janela, tirando-o do veículo antes que James McGonagle conseguisse arrancar.

Aos meios de comunicação social, Dolores Díaz López explicou que estava a caminho do trabalho do marido, pai das crianças, quando o filho Jacob foi agarrado pelo suspeito.

Sobre o ato heróico, não tem dúvidas: "Era preciso fazer o que fosse necessário, fosse como fosse".

António Guimarães