Detenções na fronteira dos EUA com México aumentaram em janeiro - TVI

Detenções na fronteira dos EUA com México aumentaram em janeiro

  • 28 fev 2017, 09:34
Fronteira entre os EUA e o México

Foram detidos 31.575 imigrantes indocumentados no limite sul da fronteira com o México em janeiro, numa altura em que o decreto anti-imigração de Trump se mantém suspenso

A Patrulha Fronteiriça dos Estados Unidos informou que foram detidos 31.575 imigrantes indocumentados no limite sul da fronteira com o México em janeiro, quando ocorreu a transferência de poderes de Barack Obama para Donald Trump.

O número figura como o mais elevado dos últimos cinco anos registado no mês de janeiro e traduz um aumento de quase um terço (32%) face ao mesmo período de 2016, quando o número de indocumentados detidos pelas autoridades foi de 23.758.

Das 31.575, 4.421 corresponderam a menores desacompanhados.

A 18 de fevereiro, a imprensa norte-americana noticiou que o presidente dos EUA quer pôr polícias à caça de imigrantes ilegais. O México tem sido, desde a campanha eleitoral, o alvo preferido de Trump, já que quer construir um muro na fronteira com esse país vizinho.

Este balanço de detenções surge numa altura em que se mantém suspenso o decreto anti-imigração de Donald Trump, que impede a entrada nos Estados Unidos de cidadãos de sete países de maioria muçulmana.

Veja também:

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos