EUA estão a considerar "coisas bem severas" contra a Coreia do Norte - TVI

EUA estão a considerar "coisas bem severas" contra a Coreia do Norte

  • EC
  • 6 jul 2017, 12:58

Em visita à Polónia, o Presidente dos Estados Unidos apelou ainda a todos os países para confrontarem Pyongyang com o seu “comportamento muito, muito mau”. União Europeia ameaça com sanções

O Presidente norte-americano, Donald Trump, avisou a Coreia do Norte de que está a considerar “algumas coisas bem severas” em resposta ao lançamento sem precedentes de um míssil com a capacidade de atingir os Estados Unidos.

Em visita à Polónia, antes de se deslocar à cimeira do G20, que decorre este fim de semana em Hamburgo, o Presidente dos Estados Unidos apelou ainda a todos os países para confrontarem Pyongyang com o seu “comportamento muito, muito mau”, de acordo com a agência Associated Press.

Trump vai encontrar-se em Hamburgo com o seu homólogo russo, Vladimir Putin, que se tem oposto ao reforço das sanções económicas e a eventuais ações militares contra Pyongyang.

 

UE ameaça com sanções

Por sua vez, a União Europeia (UE) e o Japão consideram que a Coreia do Norte representa “uma ameaça cada vez maior” e ameaçam reforçar as sanções, segundo a declaração conjunta divulgada após a cimeira UE-Japão, que decorreu em Bruxelas esta quarta-feira.

Concordamos que a Coreia do Norte, uma prioridade de topo na agenda internacional, cada vez mais representa novos níveis de ameaça à paz e segurança internacionais”, salientam os presidentes do Conselho Europeu, Donald Tusk, da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe.

No comunicado, os três líderes condenam “nos mais fortes termos” os contínuos ensaios nucleares e o lançamento de mísseis balísticos por Pyongyang, incluindo “o recente lançamento de um míssil balístico com possível alcance intercontinental, em flagrante violação das múltiplas resoluções do Conselho de Segurança da ONU”.

Continue a ler esta notícia