FBI: republicanos também foram pirateados pela Rússia - TVI

FBI: republicanos também foram pirateados pela Rússia

Dados

Diretor do FBI confirmou ao Senado norte-americano que o partido de Donald Trump também foi visado pelos piratas informáticos russos, mas a informação obtida não foi divulgada

O diretor do FBI confirmou, esta terça-feira, que os hackers (piratas informáticos) russos também invadiram membros e a campanha eleitoral do partido republicado. Por outro lado, James Comey frisou que a informação obtida nos ataques informáticos não foi divulgada.

Há evidências de ataques perpetuados por hackers a organizações de nível estadual, a campanhas estaduais e ao próprio Comité Nacional Republicano (RNC, sigla em inglês). Mas no caso da invasão às contas de email do RNC foram alvo os mais antigos, ou seja, já não estavam a ser usados”, disse James Comey no Senado.

O responsável pelo FBI explicou que por este motivo "não existem provas evidentes” de que “a campanha de Donald Trump ou a dos republicanos tenha sido pirateada com sucesso”.

Estas declarações surgem depois de, na semana passada, os serviços de informações dos Estados Unidos terem divulgado um relatório onde davam como evidentes ataques informáticos à campanha democrata, orquestrados pelos serviços de informação e secretos russos, sob conhecimento do Krelim, com vista a prejudicar e a desacreditar Hillary Clinton.

Desde que o documento foi tornando publico, a democrata ainda não se pronunciou, mas Donald Trump já disse que os ataques russos são uma “caça às bruxas” política.

Continue a ler esta notícia

Mais Vistos