O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, celebrou, este sábado, 100 dias no poder na presença dos seus partidários, fazendo um balanço “muito produtivo” e garantindo estar pronto para travar e vencer “grandes batalhas” no futuro.

“Os meus primeiros 100 dias foram muito empolgantes e muito produtivos”, declarou Trump, durante um encontro público na Pensilvânia, um dos estados onde derrotou a candidata presidencial democrata Hillary Clinton nas eleições de novembro, que não votava num republicano desde George H.W. Bush em 1988.

Trump afirmou estar pronto para “grandes batalhas” que surjam no futuro e manifestou-se confiante de que irá “vencer todas”.

“Grande decisão” sobre Acordo de Paris nas próximas duas semanas

Donald Trump, afirmou ainda, no sábado, que vai tomar “uma grande decisão” sobre o Acordo de Paris relativo às alterações climáticas “nas próximas duas semanas”.

“Vou tomar uma grande decisão sobre o Acordo de Paris nas próximas duas semanas. Vamos ver o que acontece”, anunciou Trump, insistindo que os regulamentos ambientais sufocam o crescimento económico e são responsáveis pela perda de empregos no país, durante um encontro em Harrisburg, no estado da Pensilvânia.

Os Estados Unidos estão a equacionar se mantêm o Acordo de Paris, assinado por 195 países em dezembro de 2015 para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa e conter o aquecimento global abaixo dos dois graus celsius.