Rex Tillerson confirmado como secretário de Estado de Trump - TVI

Rex Tillerson confirmado como secretário de Estado de Trump

Cargo central na nova administração norte-americana vai ser ocupado por um executivo empresarial, que já foi condecorado por Vladimir Putin

O Senado norte-americano, controlado pelos republicanos, confirmou, na quarta-feira, Rex Tillerson, 64 anos, como secretário de Estado do país, um cargo central na administração Trump, que nos últimos anos foi ocupado por John Kerry.

Tillerson tomou posse numa cerimónia na Sala Oval, onde o presidente dos Estados Unidos lhe fez rasgados elogios.

Compreendes que o trabalho dos nossos diplomatas e a missão do Departamento de Estado é servir os interesses dos Estados Unidos da América e tornar a nossa nação mais segura, o nosso país mais próspero e o nosso país muito mais seguro. Acredito que podemos conquistar paz e estabilidade nestes tempos muito, muito conturbados”, afirmou o Presidente.

Os senadores votaram 56-43 para aprovar o antigo CEO da petrolífera Exxon Mobil, apesar de os democratas terem feito campanha para o afastar da corrida, não só pela carreira de quatro décadas como executivo empresarial, mas também pelo facto de nunca ter exercido qualquer cargo político.

Rex Tillerson, que foi considerado pela maioria dos senadores republicanos altamente qualificado para o cargo, tem relações próximas com a Rússia e com o presidente russo Vladimir Putin, que até o condecorou.

Apesar da inexperiência política, Donald Trump já disse que o seu secretário de Estado conhece muitos líderes mundiais.

A agenda de Rex Tillerson pode mesmo começar pela Rússia, uma vez que, de acordo com a agência de notícias russa RIA, Moscovo está a considerar um encontro com o novo secretário de Estado em Bona ou Munique, na Alemanha, ainda neste mês.

 

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE