Trump deseja bom ano ao presidente da China, quando celebrações já terminaram - TVI

Trump deseja bom ano ao presidente da China, quando celebrações já terminaram

Donald Trump

Novo presidente dos EUA foi o único líder norte-americano em anos recentes que não enviou felicitações no início do ano novo chinês, gerando especulações na China se se tratou de um gesto intencional

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, enviou uma carta ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, a desejar felicidades para o Ano Novo Lunar, quase uma semana após o fim das celebrações na China.

Trump foi o único líder norte-americano em anos recentes que não enviou felicitações no início do ano novo chinês, que este ano calhou a 28 de janeiro, gerando especulações na China se se tratou de um gesto intencional.

Donald Trump tem contactado vários líderes mundiais por telefone, pelo que a forma escolhida pelo presidente para comunicar com o homólogo chinês está a ser visto pelos media americanos como um novo sinal da tensão crescente entre os dois países.

Um comunicado difundido na quarta-feira pela Casa Branca revela que Trump escreveu a Xi desejando umas boas férias ao povo chinês, que terminaram na quinta-feira passada, e expressando a sua vontade de trabalhar em conjunto para "desenvolver uma relação construtiva".

A agência de notícias Xinhua, que cita o ministro dos Negócios Estrangeiros chinês, Lu Kang, escreve que o presidente da China apreciou o gesto. 

Continue a ler esta notícia