Trump vai ter de mostrar declarações de impostos aos procuradores de Nova Iorque - TVI

Trump vai ter de mostrar declarações de impostos aos procuradores de Nova Iorque

Donald Trump presente em West Point

Supremo Tribunal dos Estados Unidos permitiu aos procuradores do estado de Nova Iorque o acesso às declarações de impostos de Donald Trump

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos decidiu, esta quinta-feira, que os procuradores do estado de Nova Iorque podem ter acesso às declarações de impostos de Donald Trump.

Esta decisão significa que pode ser aplicada a intimação emitida para a empresa de contabilidade de Trump, a Mazars LLP, para entregar os registos financeiros do presidente a um júri, no âmbito de uma investigação criminal.

Por outro lado, a decisão do supremo impede, por agora, a Câmara dos Representantes de obter os mesmos documentos, o que significa que, provavelmente, nenhum dado será público até depois das eleições presidenciais de novembro.

Ao contrário de outros presidentes norte-americanos, Donald Trump recusa-se a mostrar as declarações fiscais e outros documentos que poderiam fornecer detalhes sobre a sua riqueza.

O presidente dos Estados Unidos tentou utilizar o cargo para alegar imunidade na investigação judicial, mas o pedido foi indeferido pelo estado de Nova Iorque.

A ideia do presidente norte-americano seria impedir uma investigação às suas declarações fiscais por um período de oito anos.

Os procuradores do estado de Nova Iorque estão a investigar eventuais fugas aos impostos e ilegalidades de Donald Trump e de uma das suas empresas.

Em causa está o pagamento de Michael Cohen, antigo advogado de Donald Trump, à ex-atriz pornográfica, Stormy Daniels, durante a campanha para as presidenciais de 2016. A mulher afirma ter dormido com Donald Trump, mas o então candidato presidencial terá tentado abafar o assunto.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE