Covid-19: o misterioso donativo milionário em Espanha - TVI

Covid-19: o misterioso donativo milionário em Espanha

  • Márcia Sobral
  • 23 abr 2020, 10:11
Coronavírus

Dinheiro foi entregue ao fundo #UCLMcontraCOVID19 e vai permitir desenvolver testes em massa, respiradores artificiais e estudos para uma possível vacina.

Uma mulher que preferiu manter o anonimato, fez uma doação milionária para ajudar no combate ao novo coronavírus em Espanha. Um milhão de euros, foi entregue à Universidade de Castilla-La Mancha, para apoiar o fundo de investigação #UCLMcontraCOVID19.

O comunicado foi feito pelo reitor Miguel Ángel Collado, que afirmou que não esperava uma oferta num valor tão alto e que chegou mesmo a pensar que se poderia tratar de um erro, que alguém tivesse “posto zeros a mais”.

Até à data, a universidade tinha conseguido angariar 103 mil euros, sendo que 80% das contribuições eram de professores ou funcionários da instituição.

No projeto inicial, o dinheiro destinava-se a fazer respiradores artificiais, impressão 3D de dispositivos médicos e testes diagnósticos em massa para a Covid-19. Mas com esta doação misteriosa os projetos da Universidade podem ser ainda mais ambiciosos.

Miguel Collado, avança que a Universidade vai comprar robôs de extração de ácido nucleico, que serão instalados no Centro Regional de Pesquisa Biomédica do campus de Albacete. Estes equipamentos permitem realizar dois tipos de testes moleculares para apoiar os serviços de microbiologia dos hospitais de Castela-Mancha e também permitirão a participação em estudos para uma possível vacina.

A universidade conseguiu descobrir que a oferta de 1 milhão de euros foi feita por uma mulher, que quer manter no anonimato, mas que o fez “por gratidão a Espanha”.

Continue a ler esta notícia