Foram capturadas imagens, através de drones, de baleias a alimentar-se na costa espanhola. Trata-se de um ritual anual, no qual as baleias migram sazonalmente para diferentes marés para se alimentarem e reproduzirem. 

A baleia-comum, também conhecida como baleia fin, é a segunda maior espécie deste mamífero do mundo, podendo atingir os 24 centímetros de comprimento. Vivem nos oceanos de todo o mundo, incluindo o Ártico o Atântico. 

De acordo com a agência reuters, estas baleias foram filmadas ao longo de 700 horas pela EDMAKTUB, uma organização sem fins lucrativos que estuda o comportamento e os movimentos destes animais e também dos golfinhos. 

Das mais de 132 baleias observadas, 10% já tinham sido vistas em anos anteriores”, disse Eduard Degollada, presidente da associação, que explicou que estes animais podem ser distinguidos pelas marcas que têm na cabeça. 

Nos últimos sete anos, esta associação conseguiu registar como as baleias-comuns chegam a alimentar-se a uma distância de seis milhas da costa sul de Barcelona e Tarragona, na região nordeste da Catalunha, em Espanha. 

Cláudia Évora