Comissão Europeia «mais do que nunca essencial numa Europa a 27» - TVI

Comissão Europeia «mais do que nunca essencial numa Europa a 27»

Durão Barroso

Durão Barroso fez um balanço do seu primeiro mandato à frente da instituição

Relacionados
Durão Barroso afirma que uma das marcas do seu primeiro mandato à frente da Comissão Europeia é o reforço da influência do executivo comunitário, noticia a Lusa. «A Comissão Europeia hoje conta mais do que contava há cinco anos», declarou.

Durão Barroso termina Sábado o seu primeiro mandato na Comissão Europeia. Foi reeleito presidente da instituição em Setembro passado, mas o seu novo mandato vai ficar em processo de gestão dos assuntos correntes enquanto aguarda pelo Tratado de Lisboa para iniciar o segundo.

O antigo primeiro-ministro português fez um balanço dos primeiros cinco anos em Bruxelas. De acordo com Barroso, contrariando a opinião de «muita gente que dizia que a Europa alargada não ia funcionar», a Comissão Europeia é «mais do que nunca essencial numa Europa a 27».

Durão Barroso defende que a «Comissão tem bastante influência» e para ilustrar isso o antigo Primeiro-ministro português dá como exemplo os «rumores» que circulam actualmente sobre «quem vem e quem não vem para a Comissão, quem ocupa este ou aquele lugar».

O Presidente da Comissão Europeia irá iniciar novamente funções mais tarde do que o previsto. Já em 2004, Durão Barroso passou por um compasso de espera até resolver problemas relacionados com a constituição do colégio de comissários.

Há cinco anos, o primeiro mandato de Durão Barroso, que deveria ter início a 01 de Novembro, começou com três semanas de atraso.
Continue a ler esta notícia

Relacionados