Ministro grego diz que acordo com credores é "a única via" - TVI

Ministro grego diz que acordo com credores é "a única via"

Governo grego (Lusa/EPA)

Atenas e as instituições credoras têm dificuldade em chegar a um acordo sobre o financiamento do país, após meses de negociações

Relacionados
O ministro da Economia grego, Georges Stathakis, afirmou hoje que chegar a acordo com os credores europeus e do Fundo Monetário Internacional (FMI) é "a única via" para o país.

"A conclusão de um acordo é a única via, não há outra possibilidade", indicou o ministro. "Caso contrário, sobretudo a Grécia, mas também a União Europeia vão entrar em território desconhecido", considerou, em declarações publicadas no jornal Realnews.


Atenas e as instituições credoras (Comissão Europeia, Banco Central Europeu e FMI) têm dificuldade em chegar a um acordo sobre o financiamento do país, após meses de negociações.

Esta sexta-feira, o ministro das Finanças, Yanis Varoufakis, sublinhou que a data limite para o acordoé 30 de junho, quando "termina o prolongamento do plano de ajuda". 

Atenas teria de fazer pagamentos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) ao longo do mês de junho de cerca de 1,6 mil milhões de euros, o primeiro dos quais (300 milhões de euros) no dia 5. Mas há um exercício de tesouraria que pode jogar a seu favor, numa altura em que as negociações estão numa fase crítica: adiar o pagamento com a condição de pagar esse valor e outros que estão em falta no final do próximo mês.   

Contudo, o FMI deixou um aviso claro, esta quinta-feira: se a Grécia falhar o pagamento à instituição, ficará privada de aceder a financiamento. 

Também esta quinta-feira, a diretora-geral do FMI, Christine Lagarde, admitiu que a saída da Grécia da zona euro "é uma possibilidade", em declarações ao jornal alemão "Frankfurter Allgemeine Zeitung". 
 
Continue a ler esta notícia

Relacionados

EM DESTAQUE