PSOE quer salário mínimo e idade de reforma iguais na UE - TVI

PSOE quer salário mínimo e idade de reforma iguais na UE

União Europeia [Reuters]

Socialistas espanhóis propõem uma Europa mais coesa, considerando que a crise grega veio clarificar essa necessidade

Relacionados
O PSOE, partido socialista espanhol, quer a uniformização do salário mínimo e da idade de reforma na zona euro, como medida de combate à desigualdade social entre os Estados membros, segundo um documento a que o El País teve acesso nesta segunda-feira e que será apresentado amanhã em Congresso.
 
A crise grega foi, para o PSOE, clarificadora desta necessidade de coesão e de, consequentemente, refundação dos princípios da moeda única.
 
O PSOE quer “mais Europa, mas também outra Europa”, uma Europa quer permita, por exemplo, outra recuperação económica aos Estados mais afetados pelo desemprego, como, aliás, tem defendido o presidente francês, François Hollande.
 

“A crise grega voltou a mostrar as debilidades e carências da União Económica e Monetária. A dificuldade em alcançar taxas de crescimento económico que permitam reduzir para um plano razoável o altíssimo volume do desemprego de que padecem muitas economias europeias torna muito difícil garantir a sustentabilidade do modelo social europeu e a igualdade de oportunidades”, consta no documento do PSOE.

 
Para os socialistas espanhóis, todos os partidos devem estar de acordo quando à necessidade destas reformas, de modo a “evitar que o contribuinte financie futuros resgates”.

“O acordo com a Grécia para o terceiro resgate não é o final de um processo, mas deve sim marcar o começo de uma etapa muito diferente na Europa”, defendem.

 
Entre as várias medidas enunciadas no documento, destaque, ainda, para a criação de um seguro europeu de desemprego que complemente os subsídios nacionais e da reforma da presidência do Eurogrupo, que deveria ser convertida num Ministério da Economia da Europa com poderes reforçados.
Continue a ler esta notícia

Relacionados