Tsipras e Hollande querem acordo na segunda quinzena de agosto - TVI

Tsipras e Hollande querem acordo na segunda quinzena de agosto

Alexis Tsipras e François Hollande estiveram juntos na inauguração do novo canal do Suez [Foto: Reuters]

Primeiro-ministro grego e presidente francês estiveram juntos na cerimónia de inauguração do novo canal do Suez, no Egito. Hollande fala em final do mês, Tsipras diz que acordo deverá ser concluído “depois do dia 15 de agosto”

Relacionados
Alexis Tsipras e François Hollande querem que o acordo entre Atenas e os credores internacionais para um terceiro resgate fique fechado na segunda quinzena de agosto. O primeiro-ministro grego e o presidente francês estiveram juntos na cerimónia de inauguração do novo canal do Suez, no Egito, esta quinta-feira. Hollande falou em final de agosto, Tsipras refere que acordo deverá ser concluído “depois do dia 15 de agosto”.

Um comunicado do gabinete de Tsipras confirmou a intenção expressa neste encontro.

“Os dois líderes acordaram que as negociações podem e devem ser concluídas após 15 de agosto.”


Desta forma, haverá tempo para o acordo ser aprovado pelo parlamento helénico e ser efetuado o próximo pagamento na agenda, desta feita ao BCE, a 20 de agosto.

Ainda de acordo com o comunicado do governo grego, os dois líderes acordaram que tudo deve ser feito em prol da recuperação da economia grega.

“Também acordaram que tudo deve ser feito para a economia grega recuperar, especialmente após os efeitos da crise na banca.”


Por sua vez, François Hollande, em declarações aos jornalistas no Egito, sublinhou que o objetivo é que as negociações estejam concluídas no final do mês, mas admitiu que este é um prazo difícil de atingir.

“O objetivo é que as negociações estejam concluídas no final de agosot. Sabemos que é difícil, mas temos de nos certificar que reunimos as condições para o conseguir. Para já, acredito que a atmosfera [das negociações] é certa e as discussões estão a caminhar nas melhores direções.”


Na quinta-feira, Alexis Tsipras já tinha afirmado que as negociações estavam na reta final, durante uma visita ao Ministério da Agricultura em Atenas.

Contudo, da Alemanha surgem cenários mais pessimistas. O jornal Bild cita uma fonte do governo de Angela Merkel para dizer que um acordo “não é alcançável” dentro de duas semanas.
 
A bolsa de Atenas encerrou esta quinta-feira em alta, o que acontece pela primeira vez desde a sua reabertura, na passada segunda-feira, dia em registou uma queda histórica de 16,32%.

O Governo grego e representantes dos credores da Comissão Europeia, do Banco Central Europeu e do Fundo Monetário Internacional estão a negociar desde a semana passada os contornos de um novo programa de assistência financeira ao país e as condições impostas à Grécia.
Continue a ler esta notícia

Relacionados