A campanha publicitária da Edeka conta a história de um idoso, que chega a casa e tem uma mensagem dos filhos, a dizer que não vão poder passar o Natal com ele, mas que o farão no próximo ano.
Contudo, o tempo passa e o mesmo sucede nos três anos seguintes.
A única coisa que faz com que a família finalmente se reúna é a presumível morte do homem. Todos os filhos e netos recebem cartas e mensagens em casa, anunciando o falecimento. Dirigem-se então de luto para casa do pai, mas, quando chegam, ficam surpreendidos ao vê-lo junto à mesa posta para o jantar.
“De que outra forma conseguiria que estivéssemos juntos?”, pergunta, no vídeo.
A família em lágrimas sorri e os mais novos apressam-se a abraçá-lo. No final do anúncio fica a mensagem: “é tempo de voltar a casa”.
A campanha publicitária foi lançada no Youtube, este sábado, e já foi vista mais de cinco milhões de vezes.
Centenas de utilizadores deixaram comentários a enaltecer o anúncio, com a hashtag #heimkommen (que significa “voltar a casa”, em português).
.@EDEKA_D sees #JohnLewisXmasAd and @AldiUK's spoof... and raises them one with #Heimkommen via @ysalannoy https://t.co/oX7jUk6PvQ
— Tom van Laer (@tvanlaer) November 29, 2015
Sorry Britain, but the best Christmas ad this year comes from Germany. https://t.co/zf6MGDUi5W #edeka
— Peter Brönnimann (@PBroennimann) November 28, 2015
Love it! Care about your loved ones ❤️ #heimkommen https://t.co/3sT0L4ai92
— Katrin David (@katxxxdavid) November 28, 2015