Primeiro-ministro francês pede demissão a Macron - TVI

Primeiro-ministro francês pede demissão a Macron

  • Bárbara Cruz
  • 3 jul 2020, 08:47

Saída de Édouard Philippe foi anunciada esta sexta-feira pelo Eliseu

Édouard Philippe, o primeiro-ministro francês, apresentou a demissão ao presidente Emmanuel Macron, anunciou esta sexta-feira o Eliseu, em comunicado.

Édouard Philippe vai manter-se em funções até que seja nomeado o sucessor. O primeiro-ministro apresenta demissão antes de uma anunciada remodelação do governo para dar resposta à "onda verde" nas eleições municipais, com os ambientalistas a derrotarem em várias cidades o La République en Marche!, partido do presidente Emmanuel Macron.

"Édouard Philippe apresentou hoje a demissão do governo ao presidente da República, que a aceitou. Ele assegura, em conjunto com os restantes membros do governo, o tratamento dos assuntos correntes até à nomeação do novo executivo", informava o comunicado do Eliseu.

O lugar de Phillippe tinha começado a ser questionado em meados de junho, quando Macron declarou que queria "reinventar" a sua presidência, preparando-se para as eleições de 2022. Porém, nas remodelações governamentais em França, o primeiro-ministro pode voltar a ser nomeado para o cargo mesmo depois de apresentar a demissão.

Édouard Philipe, que nesta altura tem maior popularidade em França do que o presidente Macron, foi primeiro-ministro durante três anos.

O nome do sucessor de Philippe deverá ser conhecido ainda esta sexta-feira, avança a imprensa francesa.

Continue a ler esta notícia