Brasileiros elegem este domingo o próximo presidente - TVI

Brasileiros elegem este domingo o próximo presidente

  • SS
  • 28 out 2018, 09:17

Cerca de 147,3 milhões de eleitores são chamados este domingo às urnas

Cerca de 147,3 milhões de eleitores são chamados este domingo às urnas para decidir quem será o próximo presidente brasileiro, numa disputa entre a extrema-direita com Jair Bolsonaro e a esquerda com Fernando Haddad.

Jair Bolsonaro votou, numa escola primária, no Rio do Janeiro, sob fortes medidas de segurança.

O candidato da extrema-direita entrou por uma porta traseira do edifício, mas acabou por aparecer junto à entrada, onde estavam muitos apoiantes. Bolsonaro acenou aos populares.

Fernando Haddad também já votou. O candidato do PT votou num colégio na zona sul de São Paulo.

Além da corrida pelo cargo de presidente, os brasileiros terão também de escolher os próximos representantes no parlamento (Câmara dos Deputados e Senado) e nos governos regionais que não ficaram definidos na primeira volta, que se realizou a 7 de outubro.

As urnas de voto serão abertas pelas 08:00 (11:00 em Lisboa) e têm o seu encerramento previsto para as 17:00 de cada fuso horário. As últimas urnas eletrónicas a fechar serão no Estado do Acre, 22:00 em Lisboa.

O sistema de voto brasileiro é feito através de urnas eletrónicas, e, caso enfrentem um problema técnico, serão trocadas por outra do mesmo tipo ou pelo sistema tradicional de voto de boletim em urna.

Até ao momento, Jair Bolsonaro lidera as intenções de voto.

A última sondagem do Instituto Datafolha relativamente à segunda-volta coloca Jair Bolsonaro com 55% dos votos válidos e Fernando Haddad com 45%. A sondagem divulgada este sábado foi realizada na sexta-feira e no sábado e tem margem de erro de dois pontos percentuais.

O Datafolha mostra ainda que, em nove dias, a diferença entre Jair Bolsonaro e Fernando Haddad diminuiu de 18 para 10 pontos percentuais, no que respeita aos votos válidos.

O Ibope também divulgou este sábado a última sondagem antes da segunda volta. Uma sondagem que aproxima ainda mais Jair Bolsonaro de Fernando Haddad. Segundo o instituto, Jair Bolsonaro vence as eleições deste domingo com 54% dos votos válidos, contra 46% de Fernando Haddad.

A anterior sondagem do Ibope, colocava os dois candidatos com 14 pontos percentuais de diferença: Bolsonaro tinha 57% e Haddad 43%.

Esta é já considerada uma das eleições mais atípicas das últimas décadas, tendo sido marcada por várias polémicas e por uma forte polarização política entre a extrema-direita e a esquerda.

Continue a ler esta notícia

EM DESTAQUE