Eleições antecipadas na Catalunha a 25 de novembro - TVI

Eleições antecipadas na Catalunha a 25 de novembro

Presidente Artur Mas diz que a região «está cansada de uma dependência que lhe é cada vez mais prejudicial»

Relacionados
O presidente do Governo regional da Catalunha, Espanha, anunciou, nesta terça-feira, que vai dissolver o Parlamento regional «nos próximos dias» e convocou eleições antecipadas para 25 de novembro.

O anúncio foi feito por Artur Mas no início da sua intervenção no parlamento regional na inauguração do debate de Política Geral.

«Em momentos excecionais, decisões excecionais», justificou o governante, segundo o El País.

«Qualquer outro tipo de consulta representaria uma fraude. De fora veem a Catalunha como um problema. Mas PP e PSOE estão enganados. De negação em negação, de desprezo em desprezo, a Catalunha está cansada de uma dependência que lhe é cada vez mais prejudicial», defendeu, ainda, Artur Mas.

«Chegou a hora de a Catalunha exercer o direito à autodeterminação. Não é preciso procurar inimigos exteriores, só temos de nos fixar na nossa força interior. Apoia-nos uma história milenária. Apoia-nos ser uma das democracias mais antigas da Europa», declarou, num discurso de 90 minutos.

A convocatória para eleições antecipadas surge poucos dias depois da manifestação de milhares de catalães nas ruas de Barcelona pela independência daquela região autónoma.

Segundo inquéritos de opinião, mais de metade dos sete milhões de catalães são a favor da independência.



Os nacionalistas garantem que a Catalunha dá mais dinheiro ao governo central do que recebe.

[notícia atualizada]
Continue a ler esta notícia

Relacionados