O presidente cessante George W. Bush considerou este sábado que a vitória de Barack Obama na eleição presidencial representou um «triunfo» na história dos Estados Unidos, prometendo um «esforço sem precedentes» da sua administração para lhe facilitar o desempenho, noticia a Lusa.

«Os nossos cidadãos escolheram um presidente que representa um triunfo na história dos Estados Unidos, uma homenagem ao trabalho obstinado, ao optimismo e à fé na promessa imutável oferecida pelo nosso país», disse Bush na sua alocução radiofónica semanal.

George W. Bush recordou que se comprometeu, ao encontrar-se com Obama na terça-feira para o felicitar, a uma «inteira cooperação» no período transitório. Evocou a crise económica, as guerras em curso e o risco de o terrorismo não conceder um período de trégua à futura administração, continuando a visar os Estados Unidos.

«Eles não deixarão de explorar este período de mudança para continuar a flagelar os Estados Unidos», avisou Bush, acrescentando que aproveitará o resto do seu tempo na presidência norte-americana para ajudar a prevenir contra a ameaça terrorista.

O ainda presidente dos Estados Unidos falou ainda das disposições tomadas pela sua administração desde há mais de um ano nessa matéria e as informações que já começou a dispensar a Barack Obama sobre questões de segurança nacional.

«Estas medidas constituem um esforço sem precedentes para assegurar a continuidade» quando o novo executivo entrar em funções, disse. George W. Bush desejou a Obama o maior êxito no futuro desempenho presidencial.
Redação / CLC