Violação: deputado pede perdão, mas não desiste do Senado - TVI

Violação: deputado pede perdão, mas não desiste do Senado

Todd Atkin, candidato ao Senado dos EUA

Polémica com declarações de Todd Akin

Relacionados
O deputado republicano que escandalizou os Estados Unidos, ao afirmar que as mulheres vítimas de violação podem evitar a gravidez, pediu desculpas pelas declarações que fez, mas negou-se a aceitar as pressões para que retire sua candidatura a uma vaga no Senado nas eleições de novembro, noticia a AFP.

O representante ultra-conservador pelo Missouri, Todd Akin, divulgou um vídeo de 30 segundos no qual se dirige às pessoas «olhos nos olhos».

«A violação é um ato cruel», afirma. «Usei as palavras de forma incorreta e, por isso, peço desculpas. Como pai de duas filhas, quero que a justiça seja dura com os violadores. Tenho um coração compassivo em relação às vítimas de agressão sexual, e rezo por elas».

«A violação pode levar uma mulher a ficar grávida. A verdade é que a violação produz inúmeras vítimas (...). O erro que cometi estava nas palavras, não no coração, e peço perdão», acrescentou.

O deputado republicano, membro da comissão de Ciência da Câmara de Representantes, provocou uma onda de críticas em função das declarações que fez no domingo ao canal KTVI.

Ao explicar sua oposição ao aborto, também em casos de violação, Akin afirmou que «os casos de gravidez depois de uma violação são muito raros» e «se for uma verdadeira violação, o corpo da mulher tenta por todos os meios bloquear», acrescentou.
Continue a ler esta notícia

Relacionados

Mais Vistos