Portugueses na Venezuela preocupados com expropriações - TVI

Portugueses na Venezuela preocupados com expropriações

Chavez festeja regresso ao poder (EPA/David Fernandez )

Deputado do PSD pelo Círculo de Emigração de fora da Europa reuniu, em Caracas, com representantes das comunidades portuguesas

A comunidade portuguesa radicada na Venezuela está preocupada com algumas expropriações de propriedade e o modo como as autoridades encaram determinado tipo de negócios. Quem dá conta dessa preocupação é o deputado do PSD pelo Círculo de Emigração de Fora de Europa, José Cesário.

«Há neste momento expectativas em relação à evolução da Venezuela, relativamente ao modo como são encarados determinado tipo de negócios e há alguma preocupação em relação a algumas das expropriações que foram verificadas nestes últimos tempos», disse.

José Cesário falava à Agência Lusa à margem de um encontro, em Caracas, com membros e amigos do Partido Social Democrata, no qual participaram representantes dos principais centros, associações de beneficência e outras organizações não governamentais, e do Conselho das Comunidades Portuguesas.

«Foi-lhes transmitida uma mensagem de serenidade, de calma e sobretudo a necessidade de haver uma grande articulação com as instituições locais, em primeiro lugar, e também com as instituições que representam aqui o Estado português, a começar pela embaixada e os consulados», disse.

De acordo com o deputado, «há também questões do âmbito da organização que se prendem com o funcionamento de órgãos como, por exemplo, o Conselho das Comunidades Portuguesas, que tem hoje dificuldade em responder às muitas necessidades que existem, até porque, fruto da última revisão legislativa que teve, perdeu algumas componentes locais que eram fundamentais».
Continue a ler esta notícia