França abre investigação sobre ataque informático contra Macron - TVI

França abre investigação sobre ataque informático contra Macron

  • AR
  • 6 mai 2017, 12:09

Mais de 70 mil ficheiros com informação pessoal do candidato às presidenciais francesas foram publicados na internet

A comissão que supervisiona a campanha eleitoral francesa informou estar a investigar um ataque informático e fuga de documentos que visaram o candidato presidencial Emmanuel Macron.

A comissão anunciou que vai reunir-se este sábado, depois da fuga de informação na sexta-feira, tendo indicado que alguns dos documentos visados são "provavelmente" falsos.

A equipa da campanha de Emmanuel Macron denunciou, na sexta-feira à noite, ter sido alvo de um ataque informático "sem precedentes". O objetivo seria prejudicar o candidato centrista às eleições presidenciais francesas.

Mais de 70 mil ficheiros com informação pessoal de Emmanuel Macron foram publicados na internet, na sexta-feira. Um utilizador anónimo com o nome "EMLEAKS" divulgou num site de partilha de documentos cerca de nove gigabytes de informação confidencial, entre emails e documentos pessoais.

O movimento En Marche! foi vítima de um ataque massivo e coordenado esta noite, que deu origem à difusão nos media de várias informações internas", lê-se num comunicado do movimento citado pela agência Reuters. O comunicado revela ainda que "os documentos divulgados foram obtidos há várias semanas" através de contas pessoais de colaboradores da campanha presidencial. 

Fonte do movimento En Marche! confirma que os documentos autênticos foram misturados com outra documentação falsa "para criar dúvida e desinformação" e difamar Macron.

O jornal francês Le Figaro afirma que os emails "são todos legais e refletem o funcionamento normal de uma campanha presidencial".

Questionado sobre o caso, um porta-voz do Ministério do Interior recusou comentar, afirmado que a lei francesa proíbe tecer comentários que possam influenciar o voto dos eleitores, a partir da meia-noite do dia que antecede as eleições.

As últimas sondagens antes das presidenciais de domingo apontam para uma subida de Emmanuel Macron. Quatro estudos de opinião antecipam uma vitória do centrista sobre a candidata da extrema-direita Marine Le Pen por 62% (subida de 2%) e uma quinta antecipa 63% para Macron. 

Emmanuel Macron defronta, no domingo, Marine Le Pen. A votação começa esta sábado nos territórios fora de França.

Continue a ler esta notícia