Este dinossauro está a surpreender por causa do nariz - TVI

Este dinossauro está a surpreender por causa do nariz

Nova espécie de dinossauro está a surpreender pelo seu grande nariz (NC State News/ Julius Csotonyi)

Nova espécie foi descoberta por cientistas da Universidade de Brigham e está a intrigar os investigadores devido ao seu enorme nariz

Relacionados
Uma nova espécie de dinossauro foi descoberta por cientistas americanos, depois de ter sido encontrado um fóssil que esteve guardado durante duas décadas. O animal teria mais de nove metros de comprimento e um nariz tão grande que os cientistas o apelidaram de «O Nariz Rei».

Os restos mortais do dinossauro foram encontrados no Museu da Universidade de Brigham, no estado norte-americano do Utah. Segundo os investigadores, o fóssil terá sido descoberto pela primeira vez em 1990, na formação rochosa de Nelsen.

De acordo com a equipa de investigadores, foram precisos mais de dois anos para reconstruir o esqueleto do animal e, apenas durante esse processo, foi possível perceber que se estava perante uma nova espécie, agora designada de «Rhinorex Condrupus» (Rhinorex significa «O Nariz que é Rei»).

«Tínhamos o crânio quase completo, o que era ótimo, mas a preparação foi muito difícil. Demoramos dois anos só para retirar o fóssil do arenito em que estava incrustado», explicou o Professor Rodney Gates, líder da equipa de cientistas, ao «NC State News».

A partir dos ossos recuperados, os paleontologistas acreditam que o Rhinorex tinha um pouco mais de nove metros de comprimento e pesava quase quatro toneladas.

O animal terá vivido a cerca de 80 quilómetros da costa do Utah, há 75 milhões de anos, no fim do período Cretáceo.

Este é o primeiro fóssil completo de uma espécie do grupo dos hadrossauros - os dinossauros bico de pato - que habitava aquela região.

Mas se a descoberta vem ajudar os investigadores a explicar aspetos sobre a vida e a extinção destes animais, um novo mistério fica por desvendar: por que tinha o Rhinorex um nariz tão grande?

«O propósito de um nariz tão grande ainda é um mistério. Talvez fosse usado para atrair o parceiro ou para reconhecer membros da sua espécie. Ainda estamos a trabalhar nas hipóteses para estas questões», afirmou o Professor Gates.
Continue a ler esta notícia

Relacionados