Presidente garante que "México não vai pagar o muro" com os EUA - TVI

Presidente garante que "México não vai pagar o muro" com os EUA

Enrique Peña Nieto lamenta que o presidente dos EUA, Donald Trump, tenha intenções de construir a barreira entre os dois países. "O México não acredita em muros", afirmou

O presidente do México, Enrique Peña Nieto, lamentou e reprovou a decisão do recém-empossado presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de ordenar a construção de um muro na fronteira comum, reiterando que não o vai pagar.

Lamento e reprovo a decisão dos Estados Unidos de continuar a construção de um muro que há anos nos divide em vez de nos unir. O México não acredita em muros”, afirmou Enrique Peña Nieto, numa mensagem transmitida na quarta-feira pela televisão, em que reiterou que o México não vai arcar com as despesas do muro.

"Já o disse várias vezes, o México não vai pagar esse muro", continuou.

Donald Trump assinou na quarta-feira a ordem para a construção de um muro na fronteira entre os Estados Unidos e o México, garantindo que vai iniciar-se em “em meses”, que o planeamento do projeto será feito “de imediato” e insistiu ainda que “em última instância” o custo será “reembolsado pelo México”.

Segundo a AFP, Enrique Peña Nieto não vai, no entanto, cancelar a visita a Washington D.C. para se encontrar com o novo presidente, marcada para dia 31.

Apesar de Donald Trump já ter aprovado a construção do muro, a decisão terá de passar no Congresso norte-americano, que terá de aprovar a estrutura, cujo custo está estimado em vários milhares de milhões de dólares.

Continue a ler esta notícia