Holanda proíbe eventos desportivos até setembro - TVI

Holanda proíbe eventos desportivos até setembro

Ajax-Alkmaar

Federação holandesa anunciou que, nestas condições, não tenciona retomar a época de 2020/21

Relacionados

O primeiro-ministro holandês anunciou em conferência de imprensa a proibição de eventos desportivos até 1 de setembro. A medida impede que o campeonato de futebol termine antes dessa data. Em reação às novas restrições, a federação holandesa já deu conta que tenciona cancelar o atual campeonato.

O tipo de eventos em que os Países Baixos inseriram o futebol estavam já proibidos até 1 junho, mas nesta terça-feira o governo estendeu o prazo.

Assim, os estádios vão ficar fechados até setembro. «Sim, é amargo», disse Mark Rutte, citado pelo Telegraaf. 

Ora, com esta imposição, a Eredivisie não pode ser completada até lá. A liga holandesa tinha 25 jornadas completas com o Ajax e o AZ Alkmaar no topo, ambos com 56 pontos.

A Taça da Holanda fica também por disputar. 

Entretanto, a Real Federação Holandesa de Futebol (KNVB), face ao anuncio governamental, anunciou a intenção de cancelar mesmo o campeonato principal..

«Desta forma, os responsáveis pelo futebol profissional não tencionam retomar a temporada 2019/20. Tendo em conta a decisão do governo, a KNVB vai agora consultar a UEFA e, posteriormente, tomará uma decisão. Na sexta-feira, os clubes e todos os envolvidos vão reunir-se para analisar as consequências desta decisão», pode ler-se no comunicado da KNVB.

A KNVB já tinha manifestado, há duas semanas, a intenção de terminar em campo a época 2019/20, apontando 19 de junho como data para o regresso da Liga principal (Eredivisie), caso o governo não se opusesse.

Posto isto, a federação holandesa terá de tomar decisões definitivas sobre o campeonato e sobre que clubes qualifica para as provas europeias.

A medida do governo de Mark Rutte surge no mesmo dia em que a UEFA recomendou fortemente as federações nacionais a terminarem os campeonatos.

Continue a ler esta notícia

Relacionados