Polícia sueca mata a tiro jovem com síndrome de Down que tinha pistola de brincar - TVI

Polícia sueca mata a tiro jovem com síndrome de Down que tinha pistola de brincar

  • MVM
  • 3 ago 2018, 11:22
Eric Torell

Eric Torell tinha 20 anos e andava com uma arma de plástico na mão quando foi atingido mortalmente pela polícia

Um jovem de 20 anos diagnosticado com síndrome de Down e autismo foi morto a tiro pela polícia sueca. Eric Torell tinha uma arma de plástico quando tudo aconteceu, nesta quinta-feira, em Estocolmo.

De acordo com o jornal sueco Expressen, a polícia recebeu relatos de que havia uma pessoa armada na zona de Vasastan. Depois de chegarem ao local, os agentes gritaram para Eric "baixar a arma e deitar-se no chão", segundo uma testemunha citada pelo jornal.

O mesmo jornal adianta que a polícia acabou por disparar sobre o jovem. Eric ainda foi transportado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

Entrevistada pelo jornal, a mãe do jovem, Katarina Soderberg, explicou que ele não conseguia comunicar.

A família relatou que Eric tinha fugido de casa, o que não era a primeira vez que acontecia, com uma arma de brincar que tinha sido um presente.

Quando Katarina soube da morte do filho ficou incrédula e achava que tinha havido alguma confusão. A mulher disse que ficou "totalmente, totalmente devastada".

Por que teve o polícia que disparar? E por que teve de ser um tiro fatal, em vez de um para a perna? Pode ver-se a um quilómetro de distância que ele tem síndrome de Down. Um homem ameaçador? Ele era como um menino de três anos”, questionou Katarina.

O Ministério Público sueco está a investigar a atuação da polícia neste caso.

Continue a ler esta notícia