Crianças que arriscavam vida para ir à escola já têm escada - TVI

Crianças que arriscavam vida para ir à escola já têm escada

  • Tomásia Sousa
  • 31 out 2016, 17:46

Em maio, foram divulgadas imagens de um grupo de crianças chinesas que subiam e desciam uma montanha com 800 metros de altura para poderem ir às aulas. Desde então, as autoridades locais começaram a construir uma escada que liga a aldeia à escola

As crianças da província chinesa de Sichuan que arriscavam a vida para ir à escola, vão poder fazer o trajeto de duas horas de forma mais segura.

Depois de dois anos a subir e descer uma montanha com 800 metros de altura bastante inclinada para poderem ir às aulas, finalmente vão ter uma escada de aço de acesso à escola.

Em maio, imagens comoventes das crianças – a mais nova com seis anos – a escalar a montanha íngreme com as mochilas às costas comoveram o mundo. Desde então, as autoridades locais começaram a instalar uma escada segura para fazer o trajeto.

A escada é feita de 1.500 tubos de aço e liga a aldeia à escola. A construção, que começou em agosto, vai custar mais de 30 mil euros e deverá estar concluída este mês.

A aldeia de Atule'er tem cerca de 400 habitantes. Entre eles, 15 crianças. A localidade saltou para as bocas do mundo, depois de o fotógrafo Chen Jie ter acompanhado o regresso a casa, no dia 14 de maio, e ter publicado as imagens da escalada.

De 15 em 15 dias, os pais revezam-se para supervisionar as viagens entre a escola e a aldeia. O fotógrafo diz que os meninos não lhe pareceram assustados, mas um contou-lhe que uma vez viu um amigo a escorregar montanha abaixo.

Continue a ler esta notícia